Postagem em destaque

Porque estamos aqui / Why we are here

Image
Foto: Arthur Valente Brasil 2 Brasil ( é para ser lido Brasil " to " Brazil ) *** está chegando para preencher uma lacuna nos sites de viagens e aventura que já existem. Como o nome sugere, "Brasil" ( escrito com "s", como nós (brasileiros) fazemos ) está se apresentando ao "Brazil" ( como estrangeiros escrevem ) e "mostrando nossa cara"! Em nossos artigos, sempre procuraremos mostrar o inesperado, o peculiar. Nossa expectativa é surpreender os leitores com curiosidades e detalhes que mesmo os nativos daqui muitas vezes desconhecem. Nossos artigos trarão turismo, cultura, culinária, costumes, e muito mais... Mais do que informação, desejamos esclarecer os leitores com indicações, dicas, e muita diversão! *** significa "Brasil para o Brazil". Foto: Arthur Valente Brasil 2 Brazil is coming in order to fill a blank among the travel blogs and websites already existing. As the name implies, "Brasil&

O que você pode fazer com o cupuaçu, fruto tropical da região amazônica do Brasil?




Cupuaçu 



Olá Pessoal!

Aproveitando minha paixão por essa fruta deliciosa, eu vou mostrar  a vocês o porquê eu sou completamente apaixonada por essa fruta maravilhosa que é  Cupuaçu. Sei que muitos brasileiros não sabem o que fazer com essa delícia do Pará. Então eu vou falar para vocês que tudo sobre essa delícia que nós paraenses temos a sorte de tê-la em nossas mesas. O fruto é tropical castanho, em forma oval, típico do estado do Pará, no norte do Brasil. Tem um cheiro forte e peculiar que domina qualquer ambiente. O fruto do Cupuaçu é unicamente Paraense *. Enquanto a maioria das pessoas acham que tem um aroma atraente, outros acham que é um cheiro natural terroso.


A árvore do fruto do cupuaçu  é grande e áspera. Ela  mede aproximadamente 10 a 18 metros de altura. O fruto é oval alongado, medindo aproximadamente 25 centímetros de comprimento.  Sua casca é lisa, lenhosa de cor acastanhalada. A poupa é branca, ácida e abundante em volta das sementes. A fruta tem um sabor amargo e pungente. O povo paraense tem uma forma única de aproveitar essa fruta  deliciosa,  como sorvete, creme, suco, doces, coberturas de bolo e recheios de bombons de chocolate. O importante para o Paraense é nunca deixar passar uma oportunidade de colocar o cupuaçu em sua boca. As variadas formas de desfrutar do cupuaçu são semelhantes à forma como nós, no Pará, desfrutamos os outros frutos e ingredientes exclusivos de nossas florestas da bacia do rio Amazonas.

Namorando um cupuaçu 



O creme de  cupuaçu deixa qualquer pessoa com água na boca. A cada vez que como é provo o creme de cupuaçu, eu sempre quero mais. E eu sinceramente estou relutante em admitir como loucamente apaixonada eu  estou com este prazer culinário. Aprendi recentemente que a maioria dos estrangeiros não sabem como comer essa fruta. Então,  eu tive a brilhante idéia de mostrar aos meus amigos estrangeiros que existem muitas maneiras de saborear e usar esta fruta no seu dia-a-dia.


Creme de Cupuaçu 


Eu escolhi primeiro fazer um creme de cupuaçu coberto com sorvete sabor  flocos de chocolate e aveia. Aposto que será difícil para os leitores resistir a esta tentação. Eu sei muito bem que os estrangeiros gostam de alimentos exóticos e gostam de experimentar novos sabores. É fácil ficar preso em nossa culinária, que incluem  alimentos únicos que compõem a cozinha gastronômica paraense. O Pará é uma fábrica de sabores! 


Qualquer um pode fazer este prato. A receita é muito simples. Requer poucos ingredientes e são muito baratos. A única exigência é um liquidificador ou processador de alimentos que pode triturar a polpa de cupuaçu e torná-la homogênea
Necessitaremos de um cupuaçu inteiro, 250 gramas de leite condensado, 500 gramas de creme de leite, sorvete de chocolate em flocos  e  aveia em flocos.

Antes de triturar o cupuaçu é preciso retirar a poupa do caroço.  Segue abaixo a dica para este processo:

Cupuaçu rachado 


Dicas: para retirar a  poupa do caroço do cupuaçu, você precisa quebrar o cupuaçu ao meio, colocá-lo em um prato e cortar a  poupa separando-a do caroço, um por um, fazendo todo esse processo em todos os caroços. Após terminar de tirar toda a poupa, dívida a  poupa ao meio e use apenas uma metade da poupa para fazer creme e a outra metade da poupa congele em uma geladeira ou se preferir, use toda a poupa para fazer o creme.


Retirando o tegumento do cupuaçu 


Coloque somente a polpa de cupuaçu no liquidificador. Adicione o leite condensado e o creme de leite. Bata no liquidificador até ficar homogeneo, em seguida, coloque em uma tigela de plástico. Coloque a tigela no congelador, deixe solidamente congelado. Servir em uma tigela rasa ou pires com sorvete de chocolate em cima e coberto com flocos de aveia.

A poupa do cupuaçu 


Eu não sei quantas pessoas isso normalmente iria alimentar, mas eu posso ter certeza que eu como tudo em uma hora. Estou completamente e  totalmente apaixonado pelo cupuaçu.


Visite o Brasil 2 Brazil YouTube Channel para ver um vídeo com instruções passo a passo. Também temos receitas do Pará e histórias de viagem do Brasil em nosso blog em http://www.brasil2brazil.com. Assine, comente, curta e aproveite nosso canal. Se você tiver dúvidas, por favor escreva-as nos comentários ou entre em contato conosco no Twitter em http://www.Twitter.com/Brasil2Brazil/ ou no Facebook http://www.Facebook.com/Brasil2Brazil/


Espero que tenham gostado das dicas de receitas de creme de cupuaçu. Até a próxima vez!



Notas de rodapé:


Paraense *: de ou relacionado às pessoas & produtos do estado do Pará.

Comments

Popular posts from this blog

Por que a Ilha do Combu é o refúgio para os turistas?

Icoaraci, aqui que o sol repousa!

Porque estamos aqui / Why we are here