Postagem em destaque

Porque estamos aqui / Why we are here

Image
Foto: Arthur Valente Brasil 2 Brasil ( é para ser lido Brasil " to " Brazil ) *** está chegando para preencher uma lacuna nos sites de viagens e aventura que já existem. Como o nome sugere, "Brasil" ( escrito com "s", como nós (brasileiros) fazemos ) está se apresentando ao "Brazil" ( como estrangeiros escrevem ) e "mostrando nossa cara"! Em nossos artigos, sempre procuraremos mostrar o inesperado, o peculiar. Nossa expectativa é surpreender os leitores com curiosidades e detalhes que mesmo os nativos daqui muitas vezes desconhecem. Nossos artigos trarão turismo, cultura, culinária, costumes, e muito mais... Mais do que informação, desejamos esclarecer os leitores com indicações, dicas, e muita diversão! *** significa "Brasil para o Brazil". Foto: Arthur Valente Brasil 2 Brazil is coming in order to fill a blank among the travel blogs and websites already existing. As the name implies, "Brasil&

Na Terrinha dos búfalos- O Marajó

O Marajó - Parte I


Campo de pastagem de Búfalo

    Eu, Laudy Beckman do Brasil 2 Brazil Travel e meu noivo Jerome Shaw do Travel Boldly, fomos convidados a explorar a Ilha do Marajó no Pará, que até então era desconhecida aos nossos olhos. Conhecer o arquipélago do Marajó foi uma honra e um privilégio enorme, graças ao trabalho maravilhoso do Fotógrafo paraense Sr. Arthur Valente, das orientações da jornalista Sra. Benigna Soares, que  nos indicou a Pousada dos Guarás no Pará – Brasil, como sendo o melhor lugar para hospedagens e lazer no Marajó. A grande oportunidade para conhecermos o Marajó foi o convite da Poudada dos Guarás, um privilégio conhecer a cidade, as comidas típicas e a cultura desta região e embarcamos nessa idéia!

Cavalgada na Pousada dos Guarás 
Foto by Jerome Shaw

    O Marajó é uma ilha rodeada de praias de água doce por todos os lados, igarapés, manguezais, fazendas e florestas, localizada na foz do Rio Amazonas, com aproximadamente 40.100 km² é a maior ilha do Brasil e  a maior ilha fluviomarítma do mundo, com uma vasta floresta e mangues, se diferenciando das outras ilhas, devido o grande destaque para o maior rebanho de búfalos do Brasil, com cerca de 600 mil cabeças, tendo como ponto forte também a arte da cerâmica estilizada herdada pelos índios, o ritmo do carimbó que contagia a todos que visitam a região. Falar em Marajó, é logo pensar nos ícones, símbolos da cidade, que são fortemente conhecidos por todos que visitam a ilha, os destaques são:  os búfalos, os pratos maravilhosos com carne de búfala, e o gostinho saboroso do queijo do Marajó, sem comparação, com especial reconhecimento pelo povo paraense, que tem como diferencial o leite de búfala, umas das riquezas amazônica que esta sendo estudada para ser reconhecida sua denominação de origem. O queijo do Marajó é um dos queijos mais nutritivos e saudáveis. Por isso a culinária marajoara conquista aos turistas que a visitam. Com aproximadamente 3 horas de navio e 2 horas de lancha do Porto do Terminal Hidroviário Luiz Rebelo Neto, localizado na Av. Marechal Hermes esquina com a Av. Doca de Souza Franco em  Belém do Pará no norte do Brasil, onde é o ponto de partida para a Ilha do Marajó. Nesta viagem, nós não fomos de barco pequeno, chamado Popopo, nome dado devido o barulho que o motor faz. Nós fomos em um navio chamado Arapari da empresa Banav, ele é muito maior que os pequenos barcos, com espaços disponíveis para muitos passageiros e com total segurança e conforto para todos.

Andando de Búfalo
    
    Atenção! Eu deixo essa dica principalmente para quem não conhece a Ilha do Marajó e deseja navegar nessas aventuras, a ilha é um local rústico e sem muitas frescuras, a pessoa que desejar se aventurar, tem que ter muita disposição, bom preparo físico e encarar sem medo, todos podem desfrutar deste lugar, diversão é o que não falta na ilha. pois vai ter que encarar mesmo, sem muito blábláblá, se deseja ir ao Marajó e pensar que vai ficar em um hotel cinco estrelas, você esta muito enganado. os hotéis e pousadas no Marajó são simples e rústicos, mas aconchegantes e um dos melhores desta região é a Pousada dos Guarás, atendendo todas as necessidades do local. A minha dica é pesquise muito bem o local na internet e converse com pessoas que já foram no lugar antes de qualquer viagem, agora prepare seu coração, porque nossa aventura começa aqui.

Praia Grande em Salvaterra
Praia Grande em Salvaterra

Travessia do Porto de Belém até o Porto Camará no Marajó

Saímos às 5:30h da manhã para comprar passagens que custava no momento R$ 25,00 reais por pessoa na classe econômica, o navio sairia as 6:30 da manhã, depois desse horário, teríamos que esperar somente a tarde, então, resolvemos embarcar de imediato, claro! Não iríamos deixar de perder essa viagem!
O melhor período para viajar ao Marajó é no verão de Julho a Dezembro, pois a travessia de barco é mais tranquila, neste período há pouca chuva e bastante sol. Então proteja-se do sol!
Para aproveitar bastante o clima do Marajó, traga bastante protetor solar, protetor labial, chapéu e boné, roupas leves, botas sem salto ou tênis, bastante repelente para insetos, capas de chuvas ou sobrinhas, binóculos e uma rede de balanço para dormir. Para fazer trilhas e caminhar pela mata, aconselho sempre ir com calça jeans, tanto para os homens e para as mulheres, pois podem aparecer animais peçonhentos no caminho. E para não atrapalhar sua viagem, previna-se sempre!

Praia Grande, Salvaterra


Segue abaixo, sugestões de horários dos barcos.
1.     Porto de Belém do Pará
Tipo de Transporte: Barco
Horários de Belém - Marajó
●      06:30 h (AM)
●      14:30 h (PM)
●      Domingo: 10:30 h (AM)
Horários do Marajó - Belém
●      06:30 h (AM)
●      15:00 h (PM)
●      Domingo: 15:00 h (PM)
Outros Locais:
1.               Porto de Icoaraci
Tipo de Transporte: Balsa
Horários de Belém
●      06:30 h (AM)
Horários de Marajó
●      16:00 h (PM)

Em 2016, podemos contar com uma lancha por apenas R$ 48,00 reais (Quarenta e oito reais), que poderá sofrer alteração no valor a qualquer momento, você pode pegar o barco no porto de Belém e em apenas 2 horas você chega no Porto Camará em Salvaterra no Marajó, além das lanchas existem as balsas, que fazem travessia todos os dias para o Marajó, com saída em no porto de  Icoaraci, este tipo de transporte  é especialmente bom para quem vai  transportar carros e cargas. Esses dois tipos de transportes, nós ainda não tivemos a oportunidade de experimentá-los, talvez em um próximo convite, estamos abertos a novas e replays de aventuras.
Saímos do porto de Belém as 6: 30h da manhã, o navio estava com bastante passageiros a bordo, mas acredito que por ser um inicio de semana, o barco estava um pouco vazio, se comparado nos períodos de férias, após a segunda semana do mês de Julho que os veranistas viriam ao Marajó. Eu estava sentada em umas das cadeiras de plástico, bem simples no centro e vendo mensagens no celular – Whatsapp, pois alguns metros dali não funcionaria o Wifi do meu celular, até que eu chegasse a cidade do Marajó, onde tivesse antena para meu plano da Vivo de Wifi para celular. A vivo disponibiliza vários planos para Wifi em Belém, é um dos melhores de Belém, mas não são suficientes  para quem acessa muito a internet e baixa muita foto, os melhores planos são muito caros, no momento este plano estava quebrando o galho, mas não atendia todas minhas necessidades no momento, por ser um plano de dados.



Inicio da  manhã, o sol ainda vibrante, ao som do motor do barco e avistando a Baía do Guajará, que no momento  estava tranquila e eu continuava olhando de longe as pequenas ondas, três horas de barco da pra fazer muita coisa boa, dormir seria a minha melhor escolha, se eu deixasse ser levada pelo vento  e o som do motor do barco, depois de acordar tão cedo, pois o vento que entrava no navio dava sono e com o som do motor do barco eu dormiria na hora. Depois que o Wifi acabou, o sinal da operadora não pega depois de uma certa distância entre o barco e a cidade de Belém,  é melhor procurar alguma coisa para fazer ou comer, comprar um café da manhã, comer seria a melhor opção, mas pela manhã eu sou chata para comer, então melhor mesmo esperar chegar o destino tão esperado. No navio tem tudo ou quase tudo. Ele é dividido em duas partes, sendo a parte superior e a parte inferior, nós estávamos na parte inferior do navio e a mais barata claro, como era de manhã, estava batendo um vento muito bom dentro do barco e eu conseguia ver melhor a vista da Baía do Guajará, tirar  fotos e aproveitar bastante antes de chegar ao meu destino, no barco tem  banheiros, vendedores ambulantes, lanchonete, televisão, não é tela plana mas uma pequena TV para distrair o pessoal a bordo do navio, um banco não muito agradável mas da pra esperar sentado na viagem, colete salva-vidas espalhados pelo teto do navio, em caso de emergência. Não tem acesso a Wifi. Bom o suficiente para quem tem menos dinheiro para gastar ou pra quem prefere economizar, mas dá pra sobreviver durante a viagem. 

Chegada no Porto Camará em Salvaterra



Após três horas relaxando no barco, quando se aproxima do porto de Camará em Salvaterra, tem um serviço terceirizado e especializado para carregar malas, bagagens em geral, eles trabalham carregando suas malas, mas  muito cuidado nessa hora! Isso pode ser perigoso, eu preferir carregar minhas malas, pois não estava tão pesada, como eu estava acompanhada também e eu tinha quem carregasse-as, eu não precisei deste serviços. A primeira vez que eu vou ao Marajó eu não queria me arriscar, desconfiada como eu sou, nem pensar! Claro não desmerecendo o trabalho deles, mas por questão de segurança mesmo, que fique bem claro.



Bom, chegamos na tão sonhada Ilha do Marajó, era para ter uma Van da Pousada dos Guarás no Porto Camará, aguardando-nos para levarmos até a Pousada dos Guarás, mas por falha de comunicação nossa,  eles não conseguiram nos buscar no porto. Mas sempre ligue com antecedência para confirmar horários que a van da pousada aguardará no porto do Marajó. A van da pousada fica sempre aguardando os turistas que compraram pacotes e e vão se hospedar lá, assim é bem melhor que você não tem que pagar vans e outros tipos de transporte. Bom, não deixamos de curtir a viagem por isso, não é todo dia que nós caímos de paraquedas neste paraíso marajoara. Nós decidimos pegar um táxi, eu não queria arriscar andando até a pousada, nós talvez levaríamos 3 horas ou mais caminhando. O táxi custou em torno de R$ 60 reais, desde o trajeto do Porto Camará até a Pousada dos Guarás. Eu vou falar logo, a pousada fica bem distante do Porto, então,  não adianta seguir a pé, mas lá você pode encontrar vans, táxis, mototáxis ou ir de bicicleta mesmo, para quem faz ciclismo e é acostumado a andar de bicicleta, se prepare para pedalar Robinho! Aconselho que pegue logo as vans de viagens que estão disponíveis no momento, assim que chegar no porto,  pois a cidade não oferece transporte regular e se você perder esse transporte, só poderá pegar novamente na próxima chegada do barco. Então, não perca tempo esperando muito.


Chegada na Pousada dos Guarás






Fizemos a escolha certa de pegarmos logo um táxi, pois, indo de táxi até a Pousada dos Guarás demorou bastante,  imagine indo andando. Ufa! Logo que chegamos avistamos o nome da pousada na frente, Uau! O local parecia o paraíso, conversamos com o atendente da pousada, sempre muito atencioso e prestativo, que nos orientou sobre a pousada e o apartamento onde nós ficamos hospedados. Apareceu um senhor, que veio buscar nossas malas e nos mostrar o apartamento onde nós ficaríamos, o apartamento era o 404, com TV de LED, frigobar, ar condicionado e Wifi. O espaço é aconchegante, você fica a vontade para explorar bastante o lugar sem ser incomodado por vendedores ambulantes, o espaço é um paraíso se comparado com outros locais, talvez não exista outros iguais ou parecidos nas Ilhas do Pará, a pousada tem como diferencial por ser dividida e bem organizada por chalés, são 50 apartamentos sendo 48 apartamentos stand e 2 suítes com TV,  ar condicionado, frigobar, banheiro com sistema de água quente e  fria, bom mesmo  para quem procura conforto e qualidade em um só lugar. A Pousada dos Guarás, fica localizada em frente a Praia Grande em meio a uma reserva florestal no município de Salvaterra no Marajó com 240.000m², cada quarto tem sua própria área e varanda, é tipo um pátio e logo que nós chegamos avistamos um banco de madeira bem trabalhada na varanda do apartamento, antes de chegarmos nos quartos e uma mesa na área externa do apartamento, a gerencia e a organização da pousada deve ser bastante exigente no local, tem espaços para colocar redes para descanso se preferir, bom mesmo para jogar conversa fora a noite ou namorar ao som da brisa da praia.




No restaurante a comida é especialmente saborosa, comandados por chefes especializados em comidas regionais e internacionais, profissionais bem treinados e para quem deseja planejar uma festa, aniversários, casamentos, noivados, reuniões executivas, congressos, treinamentos de funcionários, a pousada também disponibiliza o salão de convenções com sala de apoio para 180 pessoas com todo o conforto e segurança.
Na área de lazer, você pode desfrutar da piscina, quadra esportiva, campo de futebol, trilha ecológica, SPA, passeios de búfalo e show de danças folclóricas.
Grupo de dança
Para minha surpresa que estava brigando com a porta, para entrar você necessita colocar um cartão na porta para ela abrir automaticamente, ainda não tinha visto esse novo método em Belém, bem interessante, o problema mesmo é na hora da saída para você não esquecer o cartão ou chave da porta como queira chamar, dentro do apartamento, eu não sei como será resolvido se seu cartão ficar dentro do quarto. Deve haver uma segunda chave de segurança.  Na entrada eu me surpreendi, é uma espécie de porta roupa ou roupeiro, closet, guarda-roupa,  no qual embaixo tem um balcão onde você pode colocar suas malas e trecos e tal, suas coisas ou objetos no geral, abaixo tem frigobar, ao lado você tem a área do banheiro, razoavelmente simples nada tão escandaloso, os banheiros todos bem limpinhos e cheirosos, com espelhos e pia para escovar os dentes bem requintado também, um box com um chuveiro elétrico, vaso para necessidades especiais, não são vasos para os portadores de necessidades especiais, não confunda, são vasos sanitários, com chuveiro elétrico, com sistema de água quente e fria e tudo mais que um banheiro necessita, na parte do quarto tem uma enorme cama de casal e uma cama de solteiro, TV de LED, o quarto é decorado com cortinhas floridas e chapéis de palhas enormes, que dão um ar caipira ao local. Bom eu estou detalhando muito porque eu sei que ainda tem gente que vai pensar que não tem todas essas coisas em uma ilha no Pará, e eu estou justamente mostrando que tem sim, isso e muito mais. E eu não estou falando isso por que nasci no Pará, estou falando porque eu fui comprovar de perto e tenho testemunhas o meu querido noivo, blogueiro e fotógrafo internacional Jerome shaw, O espaço é muito bom mesmo, melhor ainda você indo conferir de perto.


Passeio de bicicleta


Após passarmos pela recepção da pousada, nós entramos no quarto e deixamos nossos objetos, almoçamos e nem tivemos tempo de descansar no momento, porque já havia um passeio agendado para conhecer alguns pontos turísticos do Marajó e aproveitamos para não perder este momento.
Só deu tempo de avisarmos a família que nós chegamos, encher a pança (barriga) para aguentarmos mais uma caminhada (jornada).






Restaurante da Pousada dos Guarás

O almoço foi especial, tivemos que ir até o restaurante para escolhermos o que comer, o restaurante fica nas dependências da pousada, logo ao lado da entrada da pousada, é um espaço amplo e bem aconhegante, as mesas são de madeiras, em material rústico, mas com um requinte especial e um olhar bem requintado, ao redor do restaurante, plantas ornamentavam o local, dando um toque romântico e especial ao local que resumidamente eu diria divinamente o paraíso tropical, as mesas em madeiras de lei com uma toalha de pano vermelho, dando um retoque final no design muito típico da maioria dos restaurantes requintados em Belém do Pará.
Quando almoçamos fomos cumprimentados por um búfalo que passeava ao redor do restaurante, enquanto estávamos almoçando o Jerome tentou registrar a passagem dele pelo restaurante. Verdade os búfalos e os cavalos costumam pastar ao redor da pousada a qualquer hora do dia.
A área externa da pousada é muito bem cuidada e com gramas, todos os dias haviam funcionários cuidando da pousada, tanto fora quanto dentro.

Essas e outras aventuras estão também disponíveis em nossas redes sociais, siga-nos por aqui:

Comments

Popular posts from this blog

Por que a Ilha do Combu é o refúgio para os turistas?

Icoaraci, aqui que o sol repousa!

Porque estamos aqui / Why we are here