Postagem em destaque

Porque estamos aqui / Why we are here

Image
Foto: Arthur Valente Brasil 2 Brasil ( é para ser lido Brasil " to " Brazil ) *** está chegando para preencher uma lacuna nos sites de viagens e aventura que já existem. Como o nome sugere, "Brasil" ( escrito com "s", como nós (brasileiros) fazemos ) está se apresentando ao "Brazil" ( como estrangeiros escrevem ) e "mostrando nossa cara"! Em nossos artigos, sempre procuraremos mostrar o inesperado, o peculiar. Nossa expectativa é surpreender os leitores com curiosidades e detalhes que mesmo os nativos daqui muitas vezes desconhecem. Nossos artigos trarão turismo, cultura, culinária, costumes, e muito mais... Mais do que informação, desejamos esclarecer os leitores com indicações, dicas, e muita diversão! *** significa "Brasil para o Brazil". Foto: Arthur Valente Brasil 2 Brazil is coming in order to fill a blank among the travel blogs and websites already existing. As the name implies, "Brasil&

Ilha de Mosqueiro






Em uma volta a Ilha de Mosqueiro, num dia ensolarado, acompanhada de Laudiana Beckman, Arthur Valente e Jerome Shaw, nós resolvemos almoçar na Ilha de Mosqueiro, atraídos pelas ondas da praia e a procura de um bom local para refrescar, como o clima em Belém do Pará estava intenso e muito quente, optamos por um rápido passeio na Ilha de Mosqueiro, porque é mais perto de Belém, aproximadamente 1:30h (Uma hora e trinta minutos) em  ônibus de viagem, com saída pelo Terminal Rodoviário de Belém, localizado na Av. Almirante Barroso, próximo ao Mercado de São Brás,  a passagem era mais barata e custava apenas R$ 9,00 ( Nove Reais), como não ficaríamos hospedados em hotéis naquele dia, saímos cedo, aproximadamente às 9:00h (AM) da manhã, o aconselhável é sair mais cedo para aproveitar e conhecer melhor o lugar, caminhar pelas praias, tomar sorvete, tacacá, vatapá, maniçoba, tapioca e outras comidinhas. Dois dias de passeio na ilha, você pode conhecer tudo praticamente.





A classe econômica mais popular procura as praias de Mosqueiro por ser mais perto da cidade. Então você vai encontrar todos os tipos de pessoas lá.

Durante nossa visita a esta maravilhosa ilha, tinham sempre vendedores ambulantes oferecendo de tudo, tais como: saída de praia, biquínis, óculos de sol, camarão fresco e salgado em paneiro, bombons, pipas, doce de cocada, feita com coco e outros sabores, pasteizinhos, docinhos, brigadeiros, água de coco, água mineral, refrigerantes, sorvetes e muito mais.

Era mês de Junho e as praias estavam pouco movimentadas neste período, mesmo assim havia um grande número de pessoas no local.

Compramos as passagens e aguardávamos a saída do ônibus na fila do terminal de embarque para Mosqueiro.
Na chegada do ônibus, sentamos logo na frente, aguardamos a viagem até a Ilha.










Eu já tinha ido em Mosqueiro várias vezes para ficar na casa de amigos, mas fazia um tempão, mais ou menos uns cinco anos ou mais que eu não ia por essas bandas.

As principais praias de Mosqueiro são:
Praia Ariramba;
Praia do Paraíso;
Praia do Farol;
Praia Marahu;
Praia Chapéu Virado;
Praia Murubira;
Praia São Francisco
Praia Baía do Sol;
Praia do Bispo;
Praia Grande;
Praia Carananduba;
Praia do Porto Arthur.



Aproveitando que meu noivo veio ao Brasil, eu fui apresentá-lo minha cidade e mostrá-lo tudo.

A ilha de Mosqueiro é uma ilha com mais de 20 praias, somando os rios e igarapés, a água doce é uma das grandes características dessas praias, com aproximadamente 72 km do centro da capital. Você pode optar por ir de ônibus de viagens, ônibus comum, van ou carro, a passagem é um pouco mais barata indo de ônibus comum, mas não é confortável, esse tipo de ônibus não tem  ar condicionado. Já os ônibus de viagem e as vans, tem poltronas confortáveis e ar-condicionado, além de ser mais seguro, confortável e mais rápido. Todos os transportes percorrem o mesmo caminho do ônibus de viagem.








Em períodos de férias, se prepare logo para pegar uma fila enorme de engarrafamento na Rodovia Br 316 e os ônibus vão super lotados, sendo estressante e impossível trafegar nesses períodos de pico. Na época do verão, as ondas são constantes, a ilha fica lotada nos períodos de férias e feriados atraindo muitos turistas.

Descemos do ônibus na Praia do Murubira e caminhamos até encontrarmos um lugar para  um maravilhoso almoço. Antes de almoçarmos pedimos iscas de calabresa para petiscar e aguardamos o nosso almoço, que demorou um pouquinho. Almoçamos um delicioso prato de Peixe frito com salada crua com alface, rodelas de cebola, limão, tomate e o delicioso molho de  vinagrete com picados de cebola, cheiro-verde, tomate, sal e vinagre, com direito a farofa de farinha de mandioca fina. Acompanhado de sucos e refrigerantes.





Neste dia eu lembro-me como se fosse hoje, para minha surpresa o Jerome pediu-me para trocar nossos status nas redes sociais, eu fiquei tão emocionada. Ele disse que nunca tinha mudado seu status, pra mim era normal, até porque eu não devo satisfações a ninguém mesmo e isso seria somente um símbolo, o que realmente importava era que nós estávamos felizes juntos e curtindo muito nossos momentos. Claro que eu amei a ideia e  foi neste momento que ele aproveitou e pediu-me em namoro oficialmente.

Logo que terminamos de almoçar, saímos caminhando pela beira da praia e resolvemos mergulhar. Tomar um banho para aliviarmos do calor e a tensão do dia. No restaurante, onde nós almoçamos tinha banheiro para trocar a roupa. Aqui tem que ter paciência, pois a fila para usar o banheiro sempre estão lotadas. Então pedimos para trocar de roupa e fomos correndo para a praia aproveitando as ondas deste lugar. Foram 15 minutinhos de mergulho e já estava ficando tarde tivemos que nos arrumar para voltar a Belém. Que pena que foi somente um dia. E que dia agradável! se fizéssemos gosto ficaríamos longos dias por lá, mas tínhamos muita coisa para resolvermos em Belém e fomos obrigados a voltar.

Visitamos a Praia do Ariramba, Murubira, Chapéu Virado, Praia do Farol, fomos caminhando e fotografando até onde tem a Sorveteria Cairu, tomamos um sorvete de cupuaçu, açaí e coco nevado. Depois no final da tarde pegamos uma van e fomos até o terminal para pegarmos um ônibus para voltar a Belém.

Mosqueiro é uma ilha bucólica, apelido da Ilha, mas que atrai muitos turistas de todos os lugares para conhecerem essa tranquilidade. A praia de Mosqueiro tem mais pedras e as mais movimentadas é a Praia do Farol, onde fica a maior concentração de pessoas. Procure se afastar bastante das praias com pedras, você pode acabar se machucando.









Em época de veraneio, o melhor mesmo é reservar hotel, a ilha também dispõe de casas para aluguel por temporada, além das pousadas. Melhor mesmo é reunir os amigos e alugar uma casa.

As noites de Mosqueiro são muito badaladas e as ruas são bastante movimentada neste período. Carros com som, estão sempre enfeitando as calçadas e agitando a ilha por todas as lugares, a noite é o os sons são disputados ao redor da orla.

Não esqueça de se proteger do sol e  beber bastante água de coco para hidratar a pele. Se for ficar hospedado em hotel ou somente por um passeio rápido por um dia, sempre leve seu kit de emergência, tais como: toalha de banho e de rosto, repelente, protetor solar, bronzeador solar, sabonetes, roupas de banho, chapéu ou bonés, chinelos ou sandálias havaianas, roupas leves e não se esqueça do biquíni, maiô e sungas. Há algumas farmácias, mas os produtos são caros, se comparado ao centro de Belém. Hotéis, bares, restaurantes e  lugares para comer é o que não falta nesta ilha. Mas prepare seu o bolso, pois os preços são caríssimos. Mas qualquer preço se torna pequenininho se comparado ao lugar.









Na volta para Belém, fomos até a vila, ponto de saída dos ônibus, porque os ônibus que estavam passando pela orla de mosqueiro estavam todos lotados e para pegar ônibus vazio é sempre  bom sair antes das 5:00 (PM) horas da tarde, pois as filas para voltar de Mosqueiro são imensas, então, não espere ficar a noite para voltar de lá. Se você não quiser voltar de pé. É melhor se antecipar o bastante.











"Photography by Jerome Shaw for Travel Boldly used with permission."

Comments

Popular posts from this blog

Por que a Ilha do Combu é o refúgio para os turistas?

Icoaraci, aqui que o sol repousa!

Porque estamos aqui / Why we are here