Translate this website

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Festa Junina: Quadrilha Mirim

Laudy Beckman, photo by Jerome Shaw

Olá pessoal!

Estou aqui pra falar dessa festa contagiante que a moçada se diverte no clima junino em Belém do Pará na Quadrilha Junina, uma festa caipira que comemora o dia do maior Santo Casamenteiro, festa tipicamente da região região  nordeste do Brasil. É originária  das velhas danças populares de áreas rurais da França (Normandia) e da Inglaterra. Foi introduzida no Brasil, precisamente no estado do Rio de Janeiro, em 1820, por membros da Elite Imperial. 


A quadrilha abria os bailes da corte e popularizou-se saindo dos salões palacianos para as ruas e clubes populares.


Clara Isabelly Marques, minha sobrinha na quadrilha mirim.


Todo o ano, no mês de Junho iniciam-se as Festas Juninas no Brasil. O país fica contagiado em clima junino neste período. Para quem gosta de viajar este é um bom momento para conhecer de perto a cultura Brasileira e degustar das comidas típicas desta região. Pois nesse período o país mergulha no ritmo das Festas Juninas em clima de São João.

As ruas são enfeitadas com bandeirinhas juninas. As músicas embalam cada canto do Brasil no ritmo do forró ao som de cantigas juninas.
As dançarinas e dançarinos estão sempre com trajes coloridos e alegres estilo caipira,

Cavalheiros: Camisa xadrez, calça jeans com retalhos costurados, chapéu de palha, lenço no pescoço, bota de cano alto e bigode, desenhados com lápis de olho.

Damas: Vestidos de estampas florais, de cores fortes, com babados e rendas, mangas bufantes, cabelo dividido em duas tranças e amarrado com fita, chapéu de palha, meia calça, sapato, batom de cor viva e sardas desenhadas na bochecha com lápis de olho.


Neste vídeo abaixo em Junho de  2015, Clara Isabelly Marques em traje de menina caipira com roupas coloridas,  esbanja simpatia ao dançar no grupo escolar "Semente do Saber", em Ananindeua-Pará, próximo à cidade de Belém na quadrilha mirim (nome dado ao grupo de crianças que dançam quadrilha).












"Photography by Jerome Shaw for Travel Boldly used with permission."