Postagem em destaque

Porque estamos aqui / Why we are here

Image
Foto: Arthur Valente Brasil 2 Brasil ( é para ser lido Brasil " to " Brazil ) *** está chegando para preencher uma lacuna nos sites de viagens e aventura que já existem. Como o nome sugere, "Brasil" ( escrito com "s", como nós (brasileiros) fazemos ) está se apresentando ao "Brazil" ( como estrangeiros escrevem ) e "mostrando nossa cara"! Em nossos artigos, sempre procuraremos mostrar o inesperado, o peculiar. Nossa expectativa é surpreender os leitores com curiosidades e detalhes que mesmo os nativos daqui muitas vezes desconhecem. Nossos artigos trarão turismo, cultura, culinária, costumes, e muito mais... Mais do que informação, desejamos esclarecer os leitores com indicações, dicas, e muita diversão! *** significa "Brasil para o Brazil". Foto: Arthur Valente Brasil 2 Brazil is coming in order to fill a blank among the travel blogs and websites already existing. As the name implies, "Brasil&

O Mercado Ver-o-Peso, completou 389 anos.

Mercado Ver-o-Peso, Belém do Pará- Brasil,
 Photo by Arthur Valente.

O maior mercado a céu aberto da América Latina completou 389 anos no dia 27 de Março de 2016. Parabéns ao  mercado  Ver-o-Peso sempre abastecendo a vida dos paraense todos os dias.
 O Mercado Ver-o-Peso é o lugar onde os paraenses fazem suas compras todos os dias. Você encontra de tudo neste mercado, desde pequenos restaurantes até um banho para dar sorte,  para espantar mal olhado ou encontrar um grande amor. Os produtos vendidos no mercado são frescos e a preços acessíveis,  sendo a melhor opção de compra em Belém do Pará.

A feira do Ver-o-Peso não dorme, é a noite é que acontece a movimentação com  as chegadas de  mercadorias trazidas pelos ribeirinhos  abastecendo todas as barracas  do Mercado. Pela manhã os paraenses vão em busca de produtos frescos e baratos,  e para garantirem uma boa compra eles chegam cedo para conseguirem os melhores produtos.


No início de Julho de 2015, eu estive no mercado Ver-o-peso apresentando ao meu querido jornalista  Mr. Jerome Shaw editor do blog Travel Boldly que veio conhecer o mercado pela primeira vez. Na barraca das frutas nós vimos variadas frutas regionais como o cupuaçu, muruci, taperebá, acerola, mamão, manga,  laranja, bacuri, castanha-do-Pará e muitas outras frutas do Pará.  Ele levou para saborear a pupunha para tomar com café, o café já faz parte da vida dele por muitos anos, e ele só acrescentou a pupunha pra degustar o famoso café paraense com pupunha, Jerome aprovou o paladar paraense com tamanha riqueza amazônica. Ele curtiu os artesanatos amazônicos preservando a cultura indígena paraense e levou vários cartões postais como lembrança da nossa terra, também levou a famosa  cuia de tacacá  com registros indígenas, dentro da cuia veio o cheiro do Pará.
Jerome também pode provar o jambu que os paraenses colocam no tacacá para adormecer os lábios paraenses, dando um toque final na culinária regional, pois ele já havia saboreado o tacacá no Restaurante Lá em Casa na Estação das Docas. O passeio turístico pelo mercado Ver-o-peso enriqueceu e muito a bagagem e currículo do Jornalista americano Jerome Shaw, que tem em sua lista de viagens um vasto leque de experiências em vários lugares do mundo mas nunca tinha visto algo parecido com o Pará,  com certeza terá um lugarzinho guardado em seu coração aos paraenses e a Belém do Pará também e finalizamos registrando o pôr do Sol direto do mercado do Ver-o-Peso.

Pupunha do Mercado Ver-o-Peso,
Belém do Pará-  Brasil.



Photos used with permission:
  • Arthur Valente
  • Jerome Shaw

"Photography by Jerome Shaw for Travel Boldly used with permission."

Comments

Popular posts from this blog

Por que a Ilha do Combu é o refúgio para os turistas?

Icoaraci, aqui que o sol repousa!

Porque estamos aqui / Why we are here