Translate this website

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

CAPOEIRA

Grupo de Capoeira- Praça da República. Photo by Laudy Beckman



Olá Pessoal!

Passeando pela cidade de Belém, eu encontrei esse grupo de Capoeira, que estavam dançando dentro de um coreto na Praça da República e decidir pesquisar mais sobre o assunto na internet, para postar aos meus leitores este post bem legal mostrando mais  a origem dessa cultura brasileira, eu só postei para mostrar aos meus queridos leitores brasileiros e  estrangeiros que sempre nos acompanham em meu blog sobre a Capoeira, talvez você ainda não tenha ouvido falar sobre este assunto ou bateu aquela curiosidade sobre este assunto. 

Origem da capoeira

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música, caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, ultilizando chutes, rasteiras, cabeças, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.
A capoeira surgiu no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de portugal, período em que a mão-de-obra no Brasil era bastante ultilizada, principalmente por engenhos (fazendas produtoras de açúcar)do nordeste brasileiro. A maioria dos escravos eram da região de Angola, eles eram acostumados na África a fazer muitas danças ao som de músicas.
Para se protegerem contra violências dos colonizadores brasileiros, por serem constantemente alvos de práticas violentas e castigos. Eram proibidos de praticarem qualquer tipo de luta. Por esse motivo ultilizavam o ritmo e os movimentos de suas danças africanas adaptando a um tipo de luta.
Eles praticavam capoeira em terreiros próximos a senzalas (galpões que serviam de dormitórios para os escravos). Esse era o meio de aliviar o estresse do trabalho, a manutenção da saúde física e mental e disseminação da sua cultura.

Muitas vezes as lutas aconteciam em campos com pequenos arbustos chamados de capoeira ou capoeirão.



Group of Capoeira - Square of the República- Belém-Pará-Brazil